segunda-feira, 6 de abril de 2015

Análise de assinaturas e documentos

Falsificação e Autentificação de assinaturas

Perito em perícia de assinaturas, documentos | Assistentes técnicos em quesitos em Fortaleza


Mesmo se as novas tecnologias têm vindo a digitalizar muitos processos do nosso dia a dia e por consequência também os procedimentos documentais legais, a “velha assinatura”, carimbo ou rubrica continuam a fazer parte do nosso quotidiano.

Assinatura na grafotécnica
A assinatura continua a ser a forma mais utilizada e legal de estipular um consentimento seja isto a nível de transação comercial, pública, privada ou em acordos entre partes.

Tudo aponta que a assinatura digital possa ter o seu espaço num futuro nas transações e acordos. Sem embargo, a assinatura tradicional ainda tem muitos anos pela frente antes de ser definitivamente substituída pelas novas tecnologias.

O mesmo argumento se pode utilizar para o documento em papel. O governo tem tentado trasladar processos administrativos ao formato digital mas a desconfiança com respeito a inviolabilidade e rastreio ainda mantém muitos processos em formato físico.

Essa é a razão para que a perícia em assinaturas e documentos continuam a ter o seu valor na sociedade.

Autenticidade ou falsidade da assinatura

Autenticidade, falsificação assinatura
A assinatura é o elemento gráfico pessoal que é mais comumente usado, e em consequência a que com maior frequência necessita de perícias grafotécnicas.

O autógrafo, como ato gráfico mais evoluído, não escapa à regra de que não é possível sua reprodução com precisão pela mesma pessoa.

“Podemos dizer que, se encontramos duas assinaturas idênticas, com certeza uma delas é uma fotocópia”.

Todos nós experimentamos as diferenças que ocorrem na nossa própria assinatura. Isto não significa uma falta de autenticidade, mas sim, a evidência das deformações ou alternativas de um ato humano.

O perito grafotécnico, conhece essa realidade. O experto não só analisa a aparência formal ou externa da assinatura, pelo contrário, analisa os elementos na sua gênese, não só para sua produção, mas também as suas variantes.

Estas características são a consequência de sensações, estados de animo, idade, posição, instrumento, etc. e todos eles podem ser refletidos em uma assinatura.

Quando o perito tem suficientes padrões gráficos para analisar e comparar, e a assinatura questionada apresenta fatores periciais analisáveis, é muito difícil este não poder chegar a um resultado concludente. A autenticidade ou falsidade da assinatura questionada pode ser apurada.

Na perícia grafotécnica um resultado não pode ser fundamentado em probabilidades estatísticas de acerto, o estado da ciência nos permite assegurar de forma inquestionável, se uma assinatura é autêntica ou foi falsificada.

“Podemos convir que não existe uma assinatura mais o menos autêntica, simplesmente Ela é autêntica ou foi falsificada”.

Em alguns casos muito específicos (auto-falsificação) podemos inclusive analisar e descobrir, se foi realizada pelo mesmo punho.

O advogado não deve cair na tentação de fazer uma comparação formal, da assinatura questionada com as assinaturas padrão para corroborar as afirmações por parte do seu cliente.

Se deve ter em conta que uma assinatura não é grafia muito extensa e que a mesma pode apresentar facilidades para o falsificador, como podem ser:
  • Levantamento frequente de instrumento escritor 
  • Traços ornamentais na rubrica
  • Simplificação das grammas/letras e suas deformações


“Pela sua importância devemos recordar que o falsificador, tem a obrigação de realizar a assinatura com a máxima semelhança possível, pelo que pode enganar um neófito ”.

Deve sempre se lembrar, que há muitos elementos que devem ser analisados pelo perito grafotécnico para chegar a uma conclusão definitiva. Uma assinatura pelo seu restrito tamanho e o seu significado jurídico sempre é o objeto da maior e acentuada atenção por parte de um falsificador.

Autenticidade ou falsidade de textos.

Indiscutivelmente, quando analisado a autenticidade ou falsificação de textos ou mesmo documentos se deve tomar as mesmas precauções que para uma assinatura.

É imperativo proporcionar ao perito grafotécnico, textos padrões que podem ser comparados com o questionado.

Estudo texto, numeros
Se o texto contestado é apresentado, por exemplo, em letra de forma, deve se procurar textos autênticos no mesmo tipo de escritura. Caso tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta liquida ou marcador de fibra, deveremos realizar um material padrão gráfico com elementos similares. O papel deve ter um padrão similar ao questionado.

Para todos os efeitos periciais, a comparação deve ser feita com os melhores elementos, e os melhores, são aqueles que mais se aproximam em tempo e circunstâncias do documento em dúvida.

A escassa quantidade de texto não sempre limita uma análise pericial, sempre que sua realização foi espontânea e natural. Podemos citar como exemplo a elevada quantidade de perícias que ocorrem no tema de datação: datas em cheques, carteira de trabalho, datas de contratos, escrituras, etc. com apenas alguns números questionados.

Com as técnicas e modernas tecnologias existentes na atualidade na realização de perícias grafotécnicas, não podemos dizer que existe um bom falsificador, mais sim, um perito inexperto.

O assistente técnico pericial ajuda a formular quesitos

Com o fim de dar uma sentencia justa o juiz nomeia um assistente técnico pericial para formular quesitos e acompanhar o perito judicial durante o laudo a realizar.

Posteriormente a entrega do laudo o assistente poderá formular quesitos adicionais para resolver qualquer dúvida sobre a perícia judicial.

Um experto grafotécnico experiente sabe utilizar estes quesitos para defender o seu cliente da melhor forma quando atua como perito da parte.

Onde pode encontrar um perito assistente grafotécnico em Fortaleza-Ceará

Peritos Brasil (Logomarca)
Peritos Brasil está sediada em Fortaleza-Ceará e seus técnicos trabalham em todo o Estado do Ceará e também Nordeste como pode ser em Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN), Teresina (PI).

No estado do Ceará atendemos as principais cidades como: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Caucaia, Limoeiro do Norte, Pacajus, Eusebio, Aquiraz e outras.



Contatar Perito Grafotécnico
Para mais informação por favor contatar nos números indicados acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário